quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Lula e o preconceito dos poderosos

















O discurso do presidente Lula no comício em Campo Grande/MS no dia 23/08/2010

"A doença pior que existe na humanidade é o preconceito"
E eu seu quanto preconceito eu fui vítima neste País
Hoje eu brinco com o preconceito...
Hoje eu "menas laranja", as pessoas acham engraçado
Mas quanto eu falava em 89 eu era um "anarfa"
Porque a ignorância dos que me achava "anarfa"
Era de confundir a inteligência com o conhecimento
e o aprendizado de um banco da escolaridade
A ignorância...
A ignorância de algumas pessoas que
achavam que só tinha valor aquilo que vinha de fora
É americano?. É maravilhoso!
É europeu?. É extraordinário!
É chinês?. É fantástico!
É japonês?. É não sei o quê lá!
E se comportavam como se fossem
cidadãos de 2ª classe ou verdadeiros "vira latas"
que não se respeitavam e que
não tinham auto-estima por si mesmos
Quantas vezes me disseram....
Eu lembro, Zeca, como se fosse hoje:
Um dia eu estava almoçando na "Folha de São Paulo",
e o diretor da "Folha de São Paulo" perguntou pra mim:
"Mas assim não é possível!"
"Não é possível, o Brasil
preciso ter um presidente que fala inglês?"
E eu perguntei pra ele: "Alguém já
perguntou se o Bill Clinton fala português?"
Nãaaooo!
Mas eles achavam...
Eles achavam que o Bill Clinton
não tinha obrigação de falar português
Era eu, o subalterno do país colonizado que
tinha que falar inglês e não ele falar português
Teve uma hora, Zeca, que eu me
senti chateado e levantei da mesa
E falei: "Eu não vim aqui pra
dar entrevista, eu vim pra almoçar"
"Se isso é uma entrevista eu vou embora"
E levantei, larguei o almoço,
peguei o elevador e fui embora
"Vou terminar o meu mandato, Zeca, sem precisar
ter almoçado em nenhum Jornal e nenhuma Televisão"
Também nunca faltei com
o respeito com nenhum deles
Já faltaram com o respeito comigo
E você sabem o
que já fizeram comigo
eu teria 0% na pesquisa e não 80%
de bom e ótimo, como nós temos neste País"

Nenhum comentário: