quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Brasileiros entre os 72 mortos em chacina no México


A maior parte dos brasileiros que trabalham no exterior, muitos em situação ilegal, são considerados imigrantes econômicos por especialistas porque o seu objetivo é economizar o máximo possível para melhorar seu padrão de vida no Brasil.

Você sabia que...

* Milhões imigrantes ou refugiados acabam todos os anos nas garras de organizações mafiosas que os escravizam.

* A OIT afirma que atualmente cerca de 8,4 milhões de crianças são directamente exploradas por redes que se dedicam à prostituição e escravatura.

* Muitas mulheres brasileiras são raptadas, outras são simplesmente iludidas por a promessa de uma vida melhor. O fim para milhões delas é conhecido: a prostituição ou a escravatura.

* O tráfico de seres humanos está amplamente espalhado por toda a União Europeia. Estima-se que cerca de 75 mil mulheres brasileiras sejam exploradas sexualmente na Europa.

* Brasileiros vivendo na sombra, os chamados ''ilegais'' , os sem-documentos, os que não tem muita coisa a perder. Todo sem-papéis que sai da sombra se expõe e pode ser expulso a qualquer momento.

* Imigrantes em situação irregular estão sujeitos a uma forte carga discriminatória. Há relatos de jornadas excessivas, baixos salários, atividades perigosas e insalubres e outras formas de exploração.

* O casamento realizado no exterior pode ser registrado na embaixada/consulados mas no caso de divórcio, o mesmo terá que ser homologado no Brasil pelo Superior Tribunal de Justiça ( STJ ) e os custos da homologação chega em torno de dois mil euros. Um absurdo!

* Para que o menor possa viajar para o exterior somente em companhia da mãe, será preciso apresentar uma "Autorização de Viagem de Menor" assinada pelo pai, com firma reconhecida em Cartório. Caso o pai não possa ou não queira dar a autorização, deverá ser obtida autorização judicial junto ao Juizado de Menores de sua cidade sendo que fui informada pela Embaixada do Brasil em Berlim que a mesma tem que ser homologada no Brasil.

* Muitos países não reconhecem que nós brasileiros, não precisamos abdicar de nacionalidade brasileira caso naturalizar-se como cidadão de outro país.

* Todo brasileiro maior de 18 anos, mesmo residindo no exterior, deve votar nas eleições presidenciais ou justificar sua ausência. Infelizmente muitos brasileiros que residem no exterior deixam de votar e muitos encontram-se em situação irregular.

Nenhum comentário: