terça-feira, 22 de junho de 2010

O Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE)

O Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) é o conjunto de 16 brasileiros radicados no exterior eleitos por voto eletrônico e que manterão uma interlocução entre os brasileiros que vivem fora do país e o Governo brasileiro.


Lançado na II Conferência “Brasileiros no Mundo” (outubro de 2009), será o sucessor do Conselho Provisório de Representantes (CPR) – este criado por ocasião da I Conferência, de julho de 2008, e dissolvido por decisão da Plenária da II Conferência.

Ao contrário do CPR, de natureza provisória e função limitada a auxiliar o Ministério das Relações Exteriores (MRE) na organização da II Conferência, o CRBE será permanente, embora de composição periodicamente renovável, e terá objetivos mais amplos.

O CRBE atuará como mecanismo de diálogo entre as comunidades brasileiras no exterior e o Governo brasileiro. Auxiliará o MRE na preparação das Conferências “Brasileiros no Mundo”, acompanhará a implementação das demandas contidas na Ata de Reivindicações dos brasileiros no exterior e encaminhará pleitos de cidadãos brasileiros residentes em sua área de representação.

Pormenores sobre as funções detalhadas do CRBE constarão de seu regimento interno, que será submetido a consulta pública e publicado por meio de Portaria do Ministro das Relações Exteriores.

Atualmente, o MRE está trabalhando no lançamento do processo eleitoral para o CRBE, ocasião em que serão abertas as inscrições para candidatos e eleitores. Os interessados em candidatar-se ao Conselho já podem realizar sua pré-inscrição, conforme indicado abaixo.

Para saber mais:
www.brasileirosnomundo.mre.gov.br

Nenhum comentário: