quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Encontros bilaterais e com OIT marcam primeiro dia de trabalho em Cannes

ONU Em seu primeiro dia de compromissos oficiais em Cannes, na França, onde será realizada a partir de amanhã (3) a 6ª Cúpula do G20, a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com o presidente da China, Hu Jintao, com a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, e com o diretor-geral da OIT, Juan Somavía. Nos encontros, a presidenta compartilhou a posição do Brasil em defender uma solução para a crise financeira internacional com crescimento e manutenção de empregos.


Em recentes declarações sobre a Cúpula, a presidenta destacou que o G20 deve agir propondo tanto medidas financeiras emergenciais como também um plano de sustentação do investimento. Ela tem defendido, também, a necessidade de decisões políticas dos países desenvolvidos em prol do crescimento, aumento do consumo e criação de empregos.
“A solução imediata, apesar de ser responsabilidade dos países avançados e, neste momento, particularmente, dos europeus, não pode fechar os olhos para o fato de que se todos fizerem ajustes recessivos a situação de recessão será uma profecia autorrealizável. Estímulo ao crescimento, ao emprego e à melhoria de vida das populações de todos os países do mundo é também um dos bons instrumentos para que possamos, de fato, superar e controlar a crise. Estou convencida de que esse foco no crescimento, com redução de desigualdades, com políticas fiscal e monetárias responsáveis são parte essencial da solução”, disse na última segunda-feira (1).


Amanhã, a presidenta Dilma participa de almoço de trabalho sobre o sistema econômico global, seguido de duas sessões de trabalho: Plano de Ações para o Crescimento Econômico Mundial / Marco e Sistema Monetário Internacional e Dimensão Social da Globalização e Comércio. À noite, Dilma Rousseff vai a jantar de trabalho sobre desenvolvimento.

Fonte: Blog do Planalto 

Nenhum comentário: