terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

União Europeia aprova acordos para liberar vistos a brasileiros

Por Terra
  
15 de fevereiro de 2011 14h34 atualizado às 15h53 

O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira dois acordos de isenção de visto entre a União Europeia (UE) e o Brasil. Um deles se refere aos titulares de passaporte comum e o outro diz respeito aos portadores de passaporte diplomático, de serviço ou oficial. Os acordos envolvem a Estônia, Letônia, Malta e Chipre. Há também uma proposta em negociação referente a turistas e pessoas que devam passar até três meses na Europa.
A Comissão Europeia estima que o acerto beneficie cerca de 95% viajantes à região. Os novos acordos complementam os que já estão em vigor entre vários países da UE e o Brasil, que abrangem deslocamentos com outras finalidades que não turísticas e profissionais.
Também foi aprovado pelo Parlamento Europeu um acordo sobre "certos aspetos dos serviços aéreos" entre a União Europeia e o Brasil. Com isso, as transportadoras aéreas das duas regiões terão acesso ampliado. Ele complementa as disposições dos 14 atuais acordos bilaterais de serviços aéreos entre os europeus e os brasileiros.
"(A medida) se trata de um primeiro passo importante para o reforço das relações UE-Brasil no setor da aviação, que permitiu que o Brasil e a UE continuassem a reforçar a sua cooperação e avançassem para a negociação de um acordo geral no domínio dos serviços aéreos entre o Brasil e a UE", diz o documento.

 


Nenhum comentário: