segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MTE cria núcleo de apoio a brasileiros retornados do exterior

Objetivo é auxiliar brasileiros que retornam ao país com dificuldades específicas na reintegração e recolocação no mercado de trabalho nacional. Só do Japão voltaram 80 mil brasileiros entre 2008 e 2010, a maioria fugindo da crise econômica mundial
Brasília, 01/06/2010 - Foi lançado nesta terça-feira (1º), e fica aberto até o próximo dia 15 o Edital para Chamada Pública com o objetivo de criar o Núcleo de Informação e Apoio a Brasileiros Retornados do Exterior. Nessa primeira iniciativa de amparar brasileiros que moravam fora do país, o Ministério do Trabalho e Emprego priorizará os que retornam do Japão, porque, segundo dados do governo japonês, entre outubro de 2008 e março de 2010 ceerca de 80 mil trabalhadores brasileiros retornaram do Japão.
"Nos últimos 20 anos muitos brasileiros migraram para o Japão e por isso hoje temos uma grande comunidade nossa lá. Porém, esse quadro foi afetado pela crise econômica mundial e trouxe uma realidade completamente nova para o Brasil. Por isso estamos enfatizando nesse primeiro momento os retornantes do Japão; mas é claro que brasileiros que voltam de outros países também serão atendidos", explica o coordenador-geral de imigração do MTE, Paulo Sérgio de Almeida.
O objetivo do Núcleo de Informação é auxiliar a brasileiros que trabalhavam no exterior e que têm dificuldades específicas no processo de reintegração e de recolocação no mercado de trabalho nacional. Assim, o grupo ajudará os retornantes com informações sobre exercícios de direitos da cidadania brasileira; orientações profissionais voltadas à reinserção ao mercado; captação de oportunidades de emprego e vagas em cursos de qualificação; manutenção de banco de dados específico sobre o perfil dos brasileiros retornados atendidos, entre outras ações.
"Nós queremos saber quem são essas pessoas que estão voltando ao país: suas habilidades profissionais, perfil e formação. A ideia é que esse núcleo estabeleça uma ponte com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) para que possa ocorrer o encaminhamento direto a essas entidades. Sabendo o perfil desses trabalhadores, ficará mais fácil encaminhá-los para uma atividade que os absorva", diz Paulo Sérgio.
O Núcleo de Informação e Apoio a Brasileiros Retornados do Exterior será estabelecido na cidade de São Paulo, prioritariamente no bairro da Liberdade - conhecido como tradicional bairro da comunidade nipo-brasileira.
Chamada Pública - A entidade interessada em estabelecer parceria com o MTE deverá cadastrar proposta no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv), noendereço www.convenios.gov.br, no programa 380002010091.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MTE(61) 3317-6537  / acs@mte.gov.br

Nenhum comentário: