quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Carta à Presidente brasileira digitada na hora do evento hoje no Bar Madame Sata

Prezada Senhora Presidente da República Federativa do Brasil Dilma Rousseff,

Hoje, dia 14 de dezembro de 2010, data de vosso aniversário, estamos aqui na capital da Alemanha, Berlim, reunidos em um evento inicialmente pensado para comemorar o vosso aniversário e, ao mesmo tempo, transmitir à vossa senhoria as nossas faltas e desejos enquanto brasileiros residentes fora do Brasil e, portanto, fora das articulacoes oficiais do Poder.
Somos brasileiros que, autonomamente, organizamos as nossas vidas tanto para nossos objetivos pessoais quanto para o coletivo. A nossa iniciativa dá-se por falta de uma objetividade clara, por falta de uma política voltada para o cotidiano do imigrante. Nao há nada palpável. É preciso que se olhe para além do CRBE, pois as necessidades sao concretas e urgentes.
Aflito com um cenário angustiante, cujo o avanco acontece a passos vagarosos, Mario Curvello, um imigrante brasileiro residente em Berlim por mais de 30 anos, decidiu realizar este evento. Porém, há uma semana, Curvello faleceu, vítima de um infarto. Motivado por seu desejo, um grupo de brasileiros deu continuidade ao seu engajamento, com o objetivo de conquistar alguma atencao do Estado brasileiro àqueles que vivem longe de casa.
Segue abaixo a abertura da carta, feita por Curvello.
,,Há três propostas concretas colhidas, pescadas, nos Emílios berlinenses, pelas quais se pede encaminhamento e corespondente retorno:

1. Onde foram parar as reinvidicações, propostas e sugestões da Carta de Berlim/Hamburgo apresentadas por ocasião da II. Conferência;

2. Que se anuncie durante a III. Conferência:

Nos núcleos da imigração brasileira por esse mundo afora, onde for possível, que se organize, se realize, por mais modesta que seja, por ocasião do aniversário da presidente eleita, Sra. Dilma Roussef, uma festa, festinha de aniversário, de onde deverá sair a redação de uma Carta/Mensagem coletiva, congratulando e desejando-lhe um mandato exitoso para a gente brasileira e, ao mesmo tempo, pontuando as questões, problemas, projeto e anseios específicos àqueles núcleos. Tentar-se-á enviar a Carta/Mensagem por correio, fax, telefone ou Emílio naquele mesmo dia 14. Se obtivermos a direção da destinatária e recursos técnicos para tal, buscaremos um diálogo via Skype (Na sequência, a chamada de Berlim, onde, ao que tudo indica, ocorrerá um modesto evento)

3. Que se pense, se rascunhe, se quebre a cabeça num esboço para se criar um FAIBLC - Fundo de Assistência Imediata a/o Brasileiro/a Longe de Casa, ou no estilo. Só para ilustrar sobre a necessidade de um tal Fundo, coisa que todo o membro CRBE experiente deve saber: os custos advocatícios, médico-hospitalares etc. para se poder amparar o/a imigrante, sobretudo indocumentado/a. Como instituição, autarquia administradora deste evento, ocorre-me de início os conselhos de cidadãos das várias jurisdições consulares, às quais, naturalmente, devem pertencer os titulares e suplentes do CBRE;

4. Uma moção de repúdio e de solidariedade à gente brasileira, pobre e/ou negra, vítima do terror policial-estatal durante os recentes acontecimentos na cidade do Rio de Janeiro, onde efetivamente se instituiu a pena de morte.

Atenciosamente,

Mario Curvello“

Conforme planejado, na mesma noite do evento, ainda que estivéssemos de luto, ainda assim, colhemos algumas poucas reivindicacoes daqueles que conseguiram dizer alguma coisa num momento tao pesaroso como o que vivemos neste dia.
Criacao de uma ONG teuto-brasileira, que desse apoio para filhos de brasileiros, os quais atualmente vivem num limbo social, a fim de oferecer ajuda psicológica e social para que eles criassem uma identificacao com o Brasil. Isso poderia acontecer através de programas de apoio educacionais para a segunda e terceira geracao de brasileiros.
Mais apoio às escolas binacionais que agregam criancas de pais/maes brasileiras
Apoio à saúde e à educacao para criancas e adolecentes brasileiros na Alemanha
Provas de supletivo de 1º e 2º graus
Suporte para casas que já existem, mas que nao recebem nenhum reconhecimento do Estado brasileiro
Agradecemos à vossa atencao e pedimos que nossos anseios entrem na pauta de trabalho de vosso Governo.

Aguardamos ansiosos por um retorno.

Com esperanca,
Brasileiros de Berlim

Nenhum comentário: