sábado, 7 de agosto de 2010

Eleitores brasileiros no exterior





Estar fora do Brasil não quer dizer necessariamente estar alienado dos problemas do país. Atualmente milhares de brasileiros vivem em outros países, espalhados pelos 5 continentes, trabalhando ou estudando. Quem tem a situação legalizada no país aonde vive pode ajudar à escolher o Presidente da República.

Em relação aos brasileiros vivendo no exterior, as iniciativas do governo como a criação de cartilhas de ajuda ao imigrante, as conferências do Itamaraty, a criação do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), a abertura de novos consulados e as ações da caixa Econômica são os temas usados na campanha da Dilma no Exterior.


Este ano pouco mais de 200 mil pessoas estão aptas à votar no exterior. Desses, 260 são menores de idade e mais de 10 mil tem entre 70 e 79 anos e 216 eleitores tem mais de 79 anos. Isso mostra que há interesse em participar das eleições mesmo na faixa etária em que já não é obrigada à votar. Mas a realidade é que o percentual de brasileiros que tem se inscrito no exterior para votar é apenas uma fração daqueles que teriam o direito de participar das eleições.

Todos os eleitores brasileiros que residem no exterior e são maiores de 18 anos - exceto os maiores de 70 anos e os analfabetos - são obrigados a votar. Além disso, será a primeira vez que brasileiros que estão em trânsito no exterior poderão votar.

O Problema da maioria dos consulados na Europa, não é o desinteresse da população, mas a falta de verbas para que possam se comunicar com os brasileiros no país estrangeiro, o temor dos emigrantes ilegais de registrarem seus nomes nos consulados (matrícula consular) e mesmo a burocracia para a transferência do título de eleitor e muitos deixam de votar por não terem condições financeiras para pagar transporte, essa é uma das grandes dificuldades de muitos brasileiros que vivem no exterior, porque só é possível votar nos consulados e muitos moram longe, tornando-se inviável.

Mais informações sobre a Comunidade Brasileira na Exterior vc encontra no Portal "Brasileiros no Mundo".

*Estatísticas sobre o eleitorado no exterior podem ser encontradas em www.tre-df.jus.br/default/dados_elei/estatistica.jsp


Nenhum comentário: