terça-feira, 20 de julho de 2010

Seminário sobre Migração Brasileira e Questões de Gênero



 

 

Seminário sobre Migração Brasileira e Questões de Gênero

Local: Sede do Centro de Serviços para o Voluntariado CESV (SPES) - Via Liberiana 17, Roma, Itália
Credenciamento e Abertura: 23.07.2010 - 15 às 18 horas, seguido de programação cultural
A idéia de realizar um encontro focado nas questões de gênero nasceu no último encontro da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa, ocorrido na cidade de Barcelona (Espanha), nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2009. Na ocasião, foi debatido pela plenária que considerando as questões de gênero como fundamentais para a REDE e entendendo que tratar essa especificidade de modo transversal não é suficiente para garantir que o tema seja amplamente discutido, seria necessário promover um encontro temático.
A Itália foi eleita como país sede do I Encontro de Gênero da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa e a cidade de Roma como local de acolhida.
Além das questões de gênero, a migração irregular também foi apontada como um tema importante, buscando dar qualidade ao encontro e com o intuito de otimizar o tempo previsto de dois dias e meio.
A migração irregular será abordada dentro dos eixos temáticos e relacionada também com as questões de gênero.

Metodologia:

Será adotada uma metodologia de construção coletiva dos resultados a serem alcançados, enfatizando a participação e co-responsabilidade de todas/os as/os convidadas/os. Quatro eixos temáticos foram estruturados como norteadores do encontro, serão eles:
  • EIXO 1: Analise teórica sobre gênero / Breve contextualização da situação dos movimentos ligados à temática no Brasil.
  • EIXO 2: Orientação sexual e identidade de gênero.
  • EIXO 3: Tráfico de seres humanos.
  • EIXO 4: Condição das mulheres brasileiras na Europa / Abordagem sobre os diversos tipos de violência contra as mulheres.
Para cada Eixo haverá a contribuição de Expositoras/es convidadas/os, por meio de Painéis ou Mesas, que servirão enquanto "insumos" dos debates e da construção do Relatório Final do Encontro que articulará todos os resultados alcançados.

Serão formados Grupos de Trabalho (GTs) em correspondência a cada Eixo Temático. A Plenária do Encontro examinará e aprimorará a contribuição de cada GT. Desta forma, o Relatório Final do Encontro será fruto da contribuição de cada GT e dos debates em plenária.

Programa:

  • Sexta-feira, 23.07.2010
    15 às 18 horas - Credenciamento, abertura e Painel I, com a contribuição de convidados especiais.
    21 às 23 horas - Confraternização / Programação cultural
  • Sábado, 24.07.2010
    9 às 13 horas - Painel II, Divisão dos Grupos de Trabalho e trabalho em grupos.
    15 às 18 horas - Trabalho em grupos.
    21 às 23 horas - Confraternização / Programação cultural
  • Domingo, 25.07.2010
    10 às 14 horas - Plenária Final, com debate e conclusões dos Grupos de Interesse. Avaliação final e encerramento.

Organização:

Leila Pereia, da Associação Libélula e coordenadora na Itália da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa, com o apoio do Consulado do Brasil em Roma e outras entidades locais.

Nenhum comentário: