quarta-feira, 9 de junho de 2010

Guia do Brasileiro Regressado

1. A atividade consular constitui uma das funções mais antigas e tradicionais da Chancelaria brasileira. A partir sobretudo dos anos 80, verificou-se um considerável aumento do número de brasileiros que passaram a viver no exterior ou que viajam a turismo ou para fins de estudos em outros países.

2. A assistência e proteção a brasileiros no exterior constitui, atualmente, uma efetiva prioridade da política externa brasileira.

3. O Itamaraty tem desenvolvido importantes ações nessa área, entre as quais contam-se a compactação e a modernização da rede consular de carreira e a ampliação da rede consular honorária, a realização de Consulados itinerantes e a instalação e funcionamento dos Conselhos de Cidadãos.

4. Dentre as inúmeras iniciativas de apoio ao nacional no exterior, figura a edição de Cartilhas Consulares, folhetos simples, com conselhos práticos para orientar o emigrante brasileiro, evitar situações embaraçosas e facilitar a vida dessas pessoas no exterior. Editaram-se cartilhas de viajantes, em três versões, destinadas às pessoas que se destinam à Europa, América do Norte e Japão, bem como cartilhas para brasileiros residentes em determinados países.

5. Em sua maioria, os brasileiros que residem no exterior não romperam os vínculos com o país. Em geral, mantêm vivo o desejo de retornar ao Brasil após certo tempo.

6. A esses brasileiros destina-se o presente “Guia do Brasileiro Regressado”, repositório de orientações práticas e indicações úteis à sua reinserção do território nacional.

Clique no link: www.portalconsular.mre.gov.br/retorno/guia-do-brasileiro-regressado-1

Nenhum comentário: