sábado, 20 de março de 2010

Encontro da Comunidade Brasileira na Alemanha - 27.03.2010

Assunto: Eleição da Coordenação da Rede na Alemanha Local: Café Bahia Brasil (Köln, Alemanha) Horário: às 14.00 horas

Durante a reunião aberta da coordenação da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa realizada em Frankfurt no dia 26/01/2010 foi dito que a Alemanha ainda não tinha um representante mas somente uma interlocutora, indicada no 3. Encontro da rede em Barcelona.

Os participantes do encontro (não membros da Rede) acharam por bem convocar uma reunião aberta aos interessados da comunidade brasileira na Alemanha para discutir de forma democrática e transparente a necessidade de se eleger um representante para a Rede.

Depois de várias trocas de email dentro do fórum Yahoo Brasileiras e Brasileiros na Europa, foi proposto pela Andrea Schilz um encontro.

Preliminares:

A escolha da cidade : a cidade de Colônia foi escolhida por estar situada na Renânia do Norte-Wesfália, província alemã, pertencente a área consular de Frankfut, com a maior densidade demográfica de cidadãos brasileiros na Alemanha.

Colônia está conectada de forma excepcional por redes ferroviária, rodoviária e aérea com a Renânia e demais províncias alemãs assim como com a Europa. Oferecendo assim aos participantes várias possibilidades de acesso.

A escolha do local:

O Café Bahia Brasil está situado no coração de Colônia ( Neumarkt) o que facilita a chegado do participante com transporte público vindo de várias direções (Colônia e periferia).

Outro critério foi que o local já é um ponto de encontro conhecido da comunidade brasileira alí residente e apresenta uma atmosfera de brasilidade que achamos aconchegante para o evento. Além disso para os que vem de fora , o local oferece , a preços módicos , a possibilidade de se fazer uma boa refeição. (buffet).

O motivo do Encontro:

Depois da reunião aberta da Rede em Frankfurt no dia 26/01/2010 onde foi dito que a Alemanha ainda não tinha um representante mas somente um interloctur indicado em reuniões anteriores.

Os participantes do encontro (não membros da Rede ) acharam por bem, convocar uma reunião aberta aos interessados da comunidade brasileira na Alemanha para discutir de forma democrática e transparente a necessidade de se eleger um representante para a Rede.

Depois de várias trocas de email dentro do site Brasileiras e Brasileiros na Europa, foi proposto pela Andrea esse encontro acima mencionado.

O programa:

Entre às 14 horas e 15.00 horas almoço ( buffet opcional ) de confraternização.

Às 15.10 horas pequeno resumo do que é a Rede com a distribuição da Carta de Intenções para àqueles que ainda no a conhecem. Seria bom se algum coordenador da Rede estivesse presente para fazê-lo.

A moderação exporá a importância de termos um representante da Alemanha na Rede.

Havendo concenso, a moderação perguntará aos presentes quem gostaria de ser candidato a representante.

Os candidatos deverão apresentar-se de forma suscinta.

Havendo candidatos a moderação promoverá a eleição de forma direta e por maioria absoluta.

Os votos serão pessoais, cada votante dirá nominalmente em quem votou ( por escrito)

Havendo um representante eleito , a moderação abrirá à discussão quais seriam as atribuições do representante eleito :duração do período de representação / 1,2, anos por exemplo, e outras a serem decididas durante a reunião ou a posteriori por via virtual como por exemplo se a Alemanha poderia ter mais de um representante por áreas consulares/e/ou geográficas

Outros temas………….( a serem propostos )

Achamos que a reunião com moderação poderá terminar em torno das 18 horas e depois os presentes poderão em conversas informais trocarem opiniões sobre a mesma ou sobre temas ligados ao dia a dia dos imigrantes, suas reenvidicações e expectativas.

Achamos também que caso funcione bem o que propomos neste momento, que a segunda reunião para eleição de um ou mais novos representantes seja feita em outra região da Alemanha para dar aos membros da comunidade brasileira dessa região maior oportunidade de participação.

Desde já agradecemos a participação de todos vocês membros da comunidade brasileira na Alemanha assim como ficaríamos muito gratos pelas vossas contribuições para que o encontro tenha o êxito desejado.

PS: a moderação é voluntária e muito bem vinda.

Suporte:

Para participantes que queiram vir de áreas distantes de Colônia colocamos à disposição informações úteis como: pensões baratas em Colônia, bilhetes coletivos de trem com muito bom disconto, linhas de metro e trens de superfícies que vão para o Neumarkt etc.

Nenhum comentário: